5 formas de aumentar a versatilidade

Descobre 5 formas de aumentar a versatilidade da tua guitarra com modificações simples como treble bleed, coil-split, série/paralelo, phase switch e kill-switch. Explora novas sonoridades e maximiza o potencial do teu instrumento com as dicas da Egitana, a loja que oferece os melhores preços, 5 anos de garantia, entregas em 24h, e o melhor serviço de venda e pós-venda do mercado.

A versatilidade é um dos aspetos mais valorizados pelos guitarristas, independentemente do estilo musical que pratiquem.

Ter a capacidade de extrair uma variedade de sons e texturas diferentes de uma única guitarra não só amplia as possibilidades criativas, mas também torna a experiência musical mais rica e dinâmica. Embora muitos pensem que é necessário adquirir múltiplas guitarras para obter diferentes sonoridades, na verdade, existem várias modificações e add-ons que podem transformar a tua guitarra atual numa ferramenta muito mais versátil. Neste artigo, vamos explorar cinco formas eficazes de aumentar a versatilidade da tua guitarra, permitindo-te explorar novos horizontes sonoros e maximizar o potencial do teu instrumento.

Como aumentar a Versatilidade

1. Adicionar um Treble Bleed

O que é um Treble Bleed?

Um treble-bleed é uma modificação na eletrónica da guitarra que aumenta a versatilidade dela, envolve a adição de um condensador ou um condensador e uma resistência ao potenciómetro de volume. Existem vários tipos de treble bleed. O clássico utilizado nas PRS, por exemplo, liga um condensador de 180pf em paralelo com o volume.

Por que adicionar um Treble Bleed?

Esta modificação é particularmente útil para quem gosta de brincar com o volume da guitarra enquanto toca. O treble bleed permite manter uma certa quantidade de frequências agudas quando baixamos o volume, que de outra maneira seriam perdidas. Assim, consegues manter o brilho do som mesmo quando reduzes o volume da guitarra isto aumenta a versatilidade dela.

2. Coil-Split

O que é o Coil-Split?

Se a tua guitarra tem humbuckers ou mesmo um single coil tapped, esta modificação é para ti. O coil-split é uma modificação que permite desligar uma das bobines do humbucker, resultando num som mais próximo do de um verdadeiro single coil. Isto pode ser feito usando um potenciômetro push/push, push/pull, ou mesmo um toggle switch com um switch DPDT.

Por que usar o Coil-Split?

Esta modificação oferece-te a possibilidade de alternar entre o som encorpado de um humbucker e a clareza de um single coil, proporcionando uma gama mais ampla de tonalidades a partir do mesmo instrumento. É ideal para estilos musicais que requerem diferentes texturas sonoras.

3. Série/Paralelo

O que é a modificação Série/Paralelo?

Esta modificação altera a forma como os pickups da guitarra estão ligados. Quando dois pickups estão em série, o output de um entra no input do outro. Em paralelo, cada pickup tem o seu próprio caminho até ao output da guitarra. Esta modificação é conseguida através de um potenciômetro push/push, push/pull, ou um toggle switch com um switch DPDT.

Por que usar Série/Paralelo?

Quando os pickups estão em paralelo, o som é mais limpo, com um output mais baixo e uma curva de frequências mais equilibrada. Em série, obténs um som mais potente, com maior volume e um foco nas frequências médias. Esta versatilidade permite-te adaptar a sonoridade da tua guitarra às tuas necessidades musicais.

4. Phase Switch

O que é o Phase Switch?

Normalmente, os pickups da guitarra estão ligados “em fase”, ou seja, de forma a que o sinal de cada pickup se some ao outro. A modificação phase switch permite inverter a fase ou polaridade de um pickup, fazendo com que os pickups trabalhem um contra o outro, ou “out-of-phase”. Esta modificação também utiliza um potenciômetro push/push, push/pull, ou um toggle switch com um switch DPDT.

Por que usar o Phase Switch?

Quando os pickups estão “out-of-phase”, o som da guitarra torna-se mais fino e agudo, perdendo algum punch mas ganhando uma gama de frequências agudas mais pronunciada. Esta modificação é ótima para criar texturas sonoras únicas e diferenciadas.

5. Kill-Switch

O que é o Kill-Switch?

O kill-switch é uma modificação que permite desligar momentaneamente o sinal da guitarra. Utiliza um switch momentâneo que só atua enquanto é pressionado. Quando pressionado, o switch envia o sinal para o ground, fazendo mute à guitarra.

Por que usar o Kill-Switch?

Embora não altere a sonoridade, o kill-switch é uma modificação de estilo FX que permite criar efeitos como chop tremolo, muito usado por guitarristas como Tom Morello dos Rage Against the Machine. Aliado a overdrives e feedbacks, pode adicionar uma nova dimensão às tuas performances.

Ferramentas e Componentes Necessários

Para realizar estas modificações, precisarás de um ferro de soldar, fio de solda e fio de cobre. Embora não sejam mods plug n play, são completamente reversíveis. Com um pouco de prática, vais conseguir realizar estas alterações e explorar novas possibilidades sonoras.

5 Bons Motivos para Comprar na Egitana

  1. 5 Anos de Garantia: Todos os produtos vêm com uma garantia de 5 anos, garantindo a tua tranquilidade.
  2. 30 Dias para Devoluções: Se não ficares satisfeito, tens 30 dias para devolver o produto sem complicações.
  3. Entregas em 24 Horas: A Egitana garante entregas rápidas em 24 horas, para que possas começar a desfrutar do teu novo equipamento o mais rápido possível.
  4. Melhor Serviço de Venda e Pós-Venda: A Egitana é conhecida pelo seu excelente serviço de atendimento ao cliente, tanto na venda como no pós-venda.
  5. Melhor Preço do Mercado: Na Egitana, encontras os melhores preços do mercado, garantindo que fazes sempre um bom negócio.
Berto Batata
Berto Batata
2024-05-07
hugo santos
hugo santos
2024-05-07
alexandre correia
alexandre correia
2024-05-07
Joubert
Joubert
2024-05-07
jacques Genet
jacques Genet
2024-05-07
José Manuel Vera Barreto
José Manuel Vera Barreto
2024-05-06
Pedí un lunes y el martes ya tenía la guitarra en mis manos, el envío muy rápido
Ana Sofia Marques
Ana Sofia Marques
2024-05-06
David Rodrigues
David Rodrigues
2024-05-06
Bada Castro
Bada Castro
2024-05-06
Comprei uma guitarra clássica eletrificada APC com a Egitana. Fui muito bem atendido, a entrega foi rápida e o entregador comunicativo é simpático. Indico essa excelente loja.
José Eduardo Araújo
José Eduardo Araújo
2024-05-06

Conclusão

Transformar a tua guitarra numa ferramenta mais versátil não requer necessariamente a compra de novos instrumentos. Com algumas modificações simples e acessíveis, podes expandir significativamente as capacidades sonoras do teu instrumento atual. Desde adicionar um treble bleed para manter o brilho do som a volumes baixos, até implementar um kill-switch para criar efeitos de mute instantâneos, cada uma destas alterações abre novas possibilidades para a tua criatividade musical.

E para te ajudar a realizar estas modificações, a Egitana oferece todos os componentes necessários, juntamente com um serviço de excelência e os melhores preços do mercado. Explora estas modificações e descobre como podes elevar o teu som a novos níveis. Caso estejas a iniciar agora na guitarra temos um artigo incrível para ti!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *