Mais que uma guitarra.
Quando pensamos em guitarras, normalmente pensamos apenas em instrumentos que nos permitem expressar a nossa arte e as nossas emoções, como um meio para atingir um fim. Apesar de não ser uma forma incorrecta de ver as coisas, as guitarras podem ser muito mais que isso. Nos dias que correm, a maioria das guitarras que temos à nossa disposição são feitas em série, o que pode levar à ideia de que são apenas objectos, mas nem todas as guitarras são iguais, e algumas são até únicas e irrepetíveis, como é o caso das Custom Shop.
As guitarras Custom Shop são feitas à mão, com todo o cuidado e atenção que apenas os construtores mais experientes podem dar ao instrumento que estão a criar. Este processo de fabrico faz com que estas guitarras, quando acabadas, tenham algo de sublime e único, algo mais do que o conjunto das suas partes. Por este motivo, é comum que quem experimenta uma Custom Shop por vezes sente uma ligação especial com uma determinada guitarra, seja pelo som único, ou pela tocabilidade, ou por outro motivo que nem sempre se consegue explicar.
Exclusividade e prestígio
O cuidado e atenção ao detalhe fazem com que o valor destas guitarras seja consideravelmente maior do que o das guitarras ditas “normais”. Quais são então as grandes razões para investir um valor considerável numa guitarra Custom Shop, quando existem tantos modelos mais económicos, que servem, no geral, a mesma função?
Ora, por um lado, temos a exclusividade e o prestígio de ter uma guitarra única e irrepetível, seja pelo acabamento, os pickups, as madeiras, etc. O simples facto de ter uma guitarra única no mundo é motivo suficiente para justificar uma compra deste género. Quando adquirimos uma Custom Shop, passamos a pertencer a um “clube” exclusivo de guitarristas e colecionadores.
Qualidade e atenção ao detalhe.
Outro grande motivo para adicionar uma destas obras-primas à coleção, é a qualidade dos materiais, de construção, e do próprio som. As Custom Shop são construídas com madeiras selecionadas, sendo testada a sua ressonância antes de ser utilizada, muitas vezes tentando encontrar compatibilidade tímbrica entre a madeira do corpo e do braço, de forma a garantir uma ressonância excecional no produto final. Também a eletrónica é feita à mão, assim como os próprios pickups, garantindo uma experiência única a nível de timbre. O acabamento também é feito manualmente, cada vez mais sendo utilizado o Relic, que significa dar a uma guitarra acabada de fazer um look usado e gasto. Muitas vezes este processo acaba por fazer com que se sinta que a guitarra já é nossa há décadas, mesmo quando se experimenta pela primeira vez.
Investimento a longo prazo.
Comprar uma destas guitarras é fazer um investimento. Enquanto a maioria das guitarras desvaloriza ao longo do tempo, as Custom Shop só têm tendência em aumentar o seu valor ao longo dos anos, por serem instrumentos únicos e da melhor qualidade possível. Assim como as guitarras feitas nos anos 50, 60 e 70 começaram a valorizar e atingem hoje em dia valores astronómicos, o mesmo acontece com as Custom Shop, que de ano para ano vão aumentando o valor. Ter uma destas guitarras é como ter um quadro ou uma escultura valiosos, uma vez que são elas próprias obras de arte.
Em resumo, há vários bons motivos para comprar uma Custom Shop, entre eles a exclusividade e prestígio, a qualidade de construção e atenção ao detalhe, o timbre único, e a valorização do investimento ao longo do tempo. Mas o melhor motivo é mesmo que estas guitarras são obras de arte com vida própria que nos fazem sentir e tocar de maneira diferente. Se são estas coisas que procuras numa guitarra, então uma Custom Shop é a opção acertada.