Como é que algo assim tão pequeno, consegue ser tão incrível? e a BATERIA?
Neste artigo trazemos uma rápida descrição do quão incrível consegue ser uma coluna a BATERIA. Uma coluna de 7Kg600 com apenas 40cm de altura, 27,5cm de largura e 27cm de profundidade, portanto… pequenina!
É muito robusta, com uma excelente construção, um painel frontal em metal e termoplástico que lhe permite ser resistente à chuva! Não falamos em chuva torrencial, obviamente, mas se caírem umas pinguinhas não há problema porque é resistente a salpicos de água, ou outros resíduos acima de 1 milímetro, ou seja, é uma grelha revestida com um material que não deixa passar esses resíduos.
Além disso a coluna tem uma protecção extra para os controlos
Pode ser colocada em diversas posições, deitada para retorno (com ângulo de 55 graus), de pé simplesmente, de pé num ângulo de 30 graus, ou então num tripé de coluna também, ou num “pole” se quiserem adicionar um grave.
É uma coluna versátil que tanto pode ser para som de frente, como para monitor, front field, ou side field.
Fizemos um teste de baliza-a-baliza, com BLUETOOTH
Tem 121 decibéis de SPL (leram bem, 121 decibéis de SPL para uma coluna deste tamanho) tem uma cobertura de 100º na vertical e 100º na horizontal (mediante as posições já referidas, se é para som de frente, monitor, ou seja, cada posição vai influenciar essa dispersão) tem uma amplificação de 400 Watts com um woofer de 8” para graves, e um tweeter para médios/agudos, de 1”, a divisão é feita aos 2500Hz (o crossover) e tem uma resposta de frequências dos 60Hz aos 20.000 Hz.
Som superior
A bateria aguenta até 12 horas, ou mais (mas 12 horas é o assegurado pela marca) se a usarem moderadamente, num output de 95 dB de SPL – se usarmos a capacidade máxima da coluna (os 121 decibéis de SPL, continuamente) a bateria pode aguentar até cerca de 6 horas, ou mais! Para carregar demora menos de 4 horas, para uma carga completa.
Painel de controlo
Assim, tudo o que já falámos, reflecte-se no painel lateral à coluna:
Duas entradas combinadas XLR/Jack, o canal 01 com phantom power, e o canal 02 com Hi-Z para poderem ligar uma guitarra, ou um baixo, directamente. No 3 e 4, uma ligação mini-jack stereo 3,5mm, ou BLUETOOTH.
O Bluetooth é streaming bluetooth, ou seja, permite colocar música através de um dispositivo móvel; Há ainda uma possível ligação para footswitch, em TRS 6,3mm, uma ligação USB-C para carregarem o vosso telemóvel, ou tablet, ou o que for, ou seja, podemos dizer que é uma coluna “power-bank” que dá muito jeito…
A EV EVERSE 8 tem DSP, quer isto dizer que tem um processamento interno de efeitos, com uma mesa de mistura digital de 4 canais que podemos controlar através da coluna em si, basta fazer “push” no botão para acedermos aos parâmetros, ou se quisermos controlar os parâmetros de um canal específico.
Uma curiosidade: a app (a QuickSmart Mobile) permite até seis colunas em qualquer combinação, até porque a app permite controlar outras colunas da Electro Voice, como as ELX200, por exemplo, ou até mesmo as EVOLVE.