Uma forma fácil de aprender
Se estás a iniciar-te no mundo da música, mais específicamente em guitarra ou baixo, com toda a certeza já te deparaste com esta ferramenta que nos permite de uma forma simples aprender a tocar músicas, riffs, e até solos.
A tablatura, ou “tab” é uma forma de representar as notas musicais de um instrumento de cordas que tenham frets a dividir a escala, como guitarras, baixos, ukuleles, etc. Usa-se para escrever dedilhados, solos, riffs, ou até acordes. Através deste método é possível visualizar o fret e a corda que deve ser tocada, e quando necessário também podem ser utilizados símbolos que complementam a linguagem da execução técnica de uma determinada nota, como slide, hammer-on, ou pull-off, no entanto estas são técnicas mais avançadas.
Representação
A representação de uma tablatura de guitarra, por exemplo, é feita de 6 linhas horizontais, cada uma representando uma corda, geralmente de baixo para cima, ou seja a sexta corda (mais grossa, a nota Mi na afinação standard), é normalmente a linha mais abaixo na tablatura, logo acima temos a quinta corda (o Lá), acima dessa a quarta (o Ré), e assim sucessivamente.

A representação da nota a tocar em cada corda é feita através de números que correspondem ao espaço entre os frets, ou seja, para representar a nota Fá na sexta corda, apareceria um “1” na linha correspondente na tablatura. Para representar a nota Dó na quinta corda, apareceria um “3” na linha correspondente, etc. Para representar a nota da corda solta, apareceria um “0” na linha correspondente, por exemplo, a nota sol seria um 0 na linha correspondente à 3ª corda. A distância horizontal entre os números representam a ordem em que se devem tocar as notas.

Em suma, ler uma tablatura é uma das formas mais fáceis e simples de aprender a tocar, e é uma ferramenta útil para iniciantes e por vezes até para músicos mais avançados. Mas claro que para poderes utilizar esta ferramenta precisas de um instrumento, e não há sitío melhor para o adquirires do que na Egitana!
One Response
Boa iniciativa!