Bem-vindo

Últimas notícias da maior loja de Instrumentos musicais em Portugal

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Últimas notícias da maior loja de Musica em Portugal

Como ler uma cifra

Aprende a tocar músicas inteiras de uma forma fácil e intuitiva, através das cifras. Neste artigo, explicamos brevemente como o podes fazer!
Cifra_capa_1-egitana

Simplificar

Aprender a tocar guitarra pode parecer uma tarefa difícil e complexa, no entanto existem formas de simplificar o processo, para que se torne numa experiência divertida e descomplicada. 

O objetivo da grande maioria das pessoas que iniciam a aprendizagem na guitarra é tocar as músicas que mais gostam. Para isso, um dos recursos mais frequentes e fáceis de utilizar são as cifras. Estas são no fundo, a representação simples de acordes de modo a que seja possível perceber como executá-los. Convém também ter em mente que um acorde é um conjunto de 3 ou mais notas. 

Representação

Para representar as 7 notas nas cifras, utilizam-se geralmente as primeiras 7 letras do alfabeto, e este método é também utilizado em muitos países em vez do Dó, Ré, Mi, etc que estamos habituados. Sem entrar em explicações muito longas, as letras correspondentes são as seguintes: Dó-C, Ré-D, Mi-E, Fá-F, Sol-G, Lá-A, Si-B. Utilizando as letras é possível também representar acordes maiores e menores, de sétima, sustenido ou bemol. Por exemplo, o acorde Lá menor de sétima seria representado como “Am7”, Dó sustenido seria “C#”, e Si bemol seria “Bb”. 

Quando falamos em cifras, falamos claro na representação dos acordes em diagramas fáceis de entender. Nestes diagramas, as cordas da guitarra são representadas por linhas verticais da esquerda para a direita, da corda mais grossa para a mais fina, e os espaços entre os frets são as linhas horizontais de cima para baixo. Representam-se as notas a tocar através de círculos, que apresentam um número correspondente a cada dedo. O 1 é o dedo indicador, o 2 é o dedo médio, o 3 é o anelar, e o 4 representa o dedo mindinho. Há também símbolos que representam algumas outras técnicas ou particularidades, como por exemplo um x na corda onde não se deve tocar para que o acorde só tenha as notas certas, e uma barra significa que todas as cordas nesse espaço devem ser pisadas com o dedo indicador. 

Torna-se bastante mais fácil aprender a fazer acordes através de cifras, uma vez que conseguimos ter muita informação num diagrama simples. Claro que para aprender a tocar guitarra, é necessário ter uma, e para isso basta visitar o site da Egitana e escolher!

Paulo Carreira
Paulo Carreira
2023-11-13
Atendimento 5 estrelas, veio tudo como o esperado e em menos de 24h... obrigado
Vasco Valentim
Vasco Valentim
2023-11-13
Produtos bem embalados e rapidez na entrega!!!!
Jorge Claro
Jorge Claro
2023-11-13
Atendimento excelente e rapidez na entrega
Andreia Oliveira
Andreia Oliveira
2023-11-11
Envio rápido e artigos com qualidade
Fábio José
Fábio José
2023-11-11
Excelente atendimento, excelente pos venda
Marta Lima
Marta Lima
2023-11-10
são muito muito bons, que maravilha, já não é a primeira vez que mando vir alguma coisa e chega sempre no dia a seguir. Melhor não há. Obrigada Egitana

Deixe um comentário

Faça login via facebook

A Egitana

A Egitana Musical – Instrumentos Musicais, é uma empresa portuguesa com um histórico de meio século no mercado da venda de instrumentos musicais, em Portugal. Fundada em ’74, logo após a Revolução de 25 de Abril, começou como uma pequena loja na cidade da Guarda (Portugal) e hoje vende online para toda a Península Ibérica, em www.egitana.pt

Notícias Recentes

Segue as Redes Sociais

Maior loja de Instrumentos musicais em Portugal

Shopping Basket